Certificado Digital Safeweb, Certificado Digital ICP BRasil, Certificados Digitais

Certificado Digital

O Certificado Digital da ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, tem validade jurídica que garante proteção às transações online e à troca virtual de documentos, mensagens e dados. Além de permitir que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente documentos no meio digital com mais segurança e agilidade.


A Safeweb não recomenda a utilização de seus Certificados Digitais para computadores MAC. Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificados Digitais nesses computadores.

 

Safeweb Certificado Digital, e-CPF, Certificado Digital

Certificado Digital e-CPF

O e-CPF é um Certificado para pessoa física é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), funcionando como a sua identidade na internet.

É indicado para identificar uma pessoa física perante a Receita Federal.

Como emitir certificado digital, e-CNPJ, Como adquirir certificado digital

Certificado Digital e-CNPJ

O e-CNPJ é um Certificado emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC.
O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa.

É indicado para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado.





A Certificação Digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os Certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

Certificado Digital ICP-Brasil

A confiança de um certificado digital é garantida por um conjunto de entidades confiáveis denominada Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) que, utilizando-se de processos e critérios bem definidos e públicos, regula a gestão do certificado através da emissão, da revogação e da renovação do mesmo por aprovação individual.
No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), sendo a principal Autoridade Certificadora da cadeia de certificação – AC Raiz.

A Certificação Digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os Certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da declaração do Imposto de Renda, consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junho à Receita Federal, entre outros.

 

e-CPF também é indicado para:

  • DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais;
  • DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas;
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • EFD – Escrituração Fiscal Digital;
  • Entre outros.

O e-CNPJ é um Certificado Digital ICP-Brasil emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC. O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa. É indicado para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado.

O e-PJ é um Certificado Digital ICP-Brasil para assinatura de Notas Fiscais eletrônicas e seu titular não tem poderes para representação ou visualização dos dados, declarações e informações da empresa disponíveis no portal da Receita Federal. Exceto se o titular do Certificado for o representante reconhecido pela Receita Federal. É indicado para quem precisa emitir e assinar notas fiscais eletrônicas e indicará como titular do Certificado Digital um funcionário que fará a emissão dessas notas fiscais.

A senha de revogação é utilizada para cancelar (revogar) o Certificado Digital pela internet, caso o mesmo tenha sido extraviado. Recomendamos que a senha possua de oito (8) a vinte (20) caracteres, sendo de uso exclusivo do titular do Certificado. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Certificado Digital - Token

A cada utilização do seu Certificado Digital será solicitada a senha PIN (senha do usuário). Se a senha PIN for digitada quinze (15) vezes incorretamente, seu token será bloqueado. Caso isso ocorra, o desbloqueio deve ser efetuado por meio da senha PUK (senha do administrador). Se a senha PUK for digitada quinze (15) vezes incorretamente, o seu token será inutilizado, ou seja, não poderá ser reaproveitado, e o Certificado Digital será perdido.

Cada token possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a dezesseis (16) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o token for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do token.

A senha PIN (senha do usuário) funciona como bloqueio para restringir o uso do Certificado Digital armazenado no token. No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que nessesário. IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por quinze (15) vezes consecutivas, o token será imediatamente bloqueado e você precisará da senha PUK para desbloqueá-lo. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção "SUPORTE" no menu;
  • Clique no ícone correspondente ao token;
  • Baixe e instale o software SafeNet 8.3, logo após insira o eToken na porta USB;
  • Leia o manual e veja o vídeo com orientações sobre a instalação do SafeNet.

Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para modificar sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeNet 8.3 está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Mudar senha do token. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por quinze (15) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Desbloquear senha do token. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por quinze (15) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar seu PIN (senha do usuário) em caso de bloqueio do token. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Caso você queria modificar sua senha PUK (senha do administrador), precisará da sua senha PUK antiga em mãos, verifique se o software SafeNet 8.3 está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Clique no icone da engrenagem > Clique com o botão direito sobre a palavra “Safeweb” > Clique em “Modificar a senha do Administrador”. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por quinza (15) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do seu token, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais a sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Certificado Digital - CARTÃO

A cada utilização do seu Certificado Digital será solicitada a senha PIN (senha do usuário). Se a senha PIN for digitada três (3) vezes incorretamente, o seu cartão (smart card) será bloqueado. Caso isso ocorra, o desbloqueio deve ser efetuado por meio da senha PUK (senha do administrador). Se a senha PUK for digitada três (3) vezes incorretamente, o seu cartão será inutilizado, ou seja, não poderá ser reaproveitado, e o Certificado Digital será perdido.

Cada cartão possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a quinze (15) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o cartão for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do cartão.

A senha PIN (senha do usuário) funciona como bloqueio para restringir o uso do Certificado Digital armazenado no cartão (smart card). No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que necessário. IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por três (3) vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado e você precisará saber a senha PUK (senha do administrador) para desbloqueá-lo. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção "SUPORTE" no menu;
  • Clique no ícone correspondente aos cartões;
  • Baixe e instale o software SafeSing 3.0.80;
  • Reinicie o computador para concluir a instalação.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para modificar sua senha PIN (senha do usuário) é preciso estar com sua senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeSign > Administração do Token > Token > Alterar PIN. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por três (3) vezes consecutivas o cartão será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) é preciso estar com sua senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeSign > Administração do Token > Token > Alterar PIN. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por três (3) vezes consecutivas o cartão será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar o seu PIN em caso de bloqueio do cartão. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.