Safeweb Certificado Digital, e-CPF, Certificado Digital

Certificado Digital e-CPF

A Safeweb oferece essa solução para pessoas físicas transmitirem dados e informações com validade jurídica para a Receita Federal e outras instituições com mais segurança e praticidade.
Conheça os modelos de Certificados Digitais e-CPF disponíveis:

A Safeweb não recomenda a utilização de seus Certificados Digitais para computadores MAC. Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificados Digitais nesses computadores.

Validade 1 Ano

Validade 2 Anos

Validade 3 Anos

e-CPF A1

saiba mais

e-CPF A3(cartão e etoken não incluso)

saiba mais

e-CPF A3 + cartão

saiba mais

e-CPF A3 + cartão + leitora

saiba mais

e-CPF A3 + etoken

saiba mais

Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da declaração do Imposto de Renda, consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junho à Receita Federal, entre outros.

 

e-CPF também é indicado para:

  • DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais;
  • DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas;
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • EFD – Escrituração Fiscal Digital;
  • Entre outros.
Safeweb Certificado Digital, e-CPF, Certificado Digital e-CPF A1 ICP-Brasil

Certificado Digital e-CPF A1

  • Validade de um ano;
  • Instalado em seu computador;
  • Protegido por uma senha de acesso;
  • Recomenda-se fazer cópia de segurança externa ao computador;
Certificado Digital Safeweb, e-CPF, Certificado Digital e-CPF A3 ICP-Brasil

e-CPF A3

  • Validade de três anos;
  • Instalado obrigatoriamente em uma mídia (cartão smartcard ou token);
  • Protegido pela senha de acesso à mídia;
  • Tipo recomendado pela Secretaria da Receita Federal por oferecer maior segurança.

Para emissão do e-CPF são necessários os seguintes requisitos:

  1. Presença física do titular do CPF,
  2. Apresentar documentos ORIGINAIS.

 

Documentos necessários:

  • Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular;
  • CPF - dispensável se constar no documento de identidade;
  • Identificação social (PIS, Pasep ou NIT) - OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
  • Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
  • Cadastro Específico do INSS-CEI - OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
  • Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
  • Título de eleitor, se informado no certificado.

 

Aceita-se como documento de identidade com fé pública:

  • Carteira emitida pela Secretaria da Segurança Pública;
  • Carteira emitida por órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, tais como: OAB, CRC, CRM, CRO e CREA;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Registro Nacional de Estrangeiros;
  • Passaporte deve estar acompanhado de uma tradução juramentada.

 

ATENÇÃO: cópias simples e autenticadas NÃO SÃO ACEITAS. Documentos emitidos com prazo de validade precisam estar vigentes.  A Safeweb reserva-se o direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.

A Certificação Digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os Certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Declaração de Práticas de Certificação e Políticas de Certificado de cada Autoridade Certificadora.

Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da declaração do Imposto de Renda, consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junho à Receita Federal, entre outros.

 

e-CPF também é indicado para:

  • DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais;
  • DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas;
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • EFD – Escrituração Fiscal Digital;
  • Entre outros.

A senha de revogação é utilizada para cancelar (revogar) o Certificado Digital pela internet, caso o mesmo tenha sido extraviado. Recomendamos que a senha possua de oito (8) a vinte (20) caracteres, sendo de uso exclusivo do titular do Certificado. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Certificado Digital - Token

A cada utilização do seu Certificado Digital será solicitada a senha PIN (senha do usuário). Se a senha PIN for digitada cinco (5) vezes incorretamente, seu token será bloqueado. Caso isso ocorra, o desbloqueio deve ser efetuado por meio da senha PUK (senha do administrador). Se a senha PUK for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o seu token será inutilizado, ou seja, não poderá ser reaproveitado, e o Certificado Digital será perdido.

Cada token possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a dezesseis (16) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o token for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do token.

A senha PIN (senha do usuário) funciona como bloqueio para restringir o uso do Certificado Digital armazenado no token. No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que nessesário. IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por cinco (5) vezes consecutivas, o token será imediatamente bloqueado e você precisará da senha PUK para desbloqueá-lo. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção "SUPORTE" no menu;
  • Clique no ícone correspondente ao token;
  • Baixe e instale o software SafeNet 8.3, logo após insira o eToken na porta USB;
  • Leia o manual e veja o vídeo com orientações sobre a instalação do SafeNet.

Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para modificar sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeNet 8.3 está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Mudar senha do token. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por cinco (5) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Desbloquear senha do token. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por cinco (5) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar seu PIN (senha do usuário) em caso de bloqueio do token. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Caso você queria modificar sua senha PUK (senha do administrador), precisará da sua senha PUK antiga em mãos, verifique se o software SafeNet 8.3 está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Clique no icone da engrenagem > Clique com o botão direito sobre a palavra “Safeweb” > Clique em “Modificar a senha do Administrador”. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por cinco (5) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do seu token, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais a sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Certificado Digital - CARTÃO

A cada utilização do seu Certificado Digital será solicitada a senha PIN (senha do usuário). Se a senha PIN for digitada três (3) vezes incorretamente, o seu cartão (smart card) será bloqueado. Caso isso ocorra, o desbloqueio deve ser efetuado por meio da senha PUK (senha do administrador). Se a senha PUK for digitada três (3) vezes incorretamente, o seu cartão será inutilizado, ou seja, não poderá ser reaproveitado, e o Certificado Digital será perdido.

Cada cartão possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a cinco (5) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o cartão for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do cartão.

A senha PIN (senha do usuário) funciona como bloqueio para restringir o uso do Certificado Digital armazenado no cartão (smart card). No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que necessário. IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por três (3) vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado e você precisará saber a senha PUK (senha do administrador) para desbloqueá-lo. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção "SUPORTE" no menu;
  • Clique no ícone correspondente aos cartões;
  • Baixe e instale o software SafeSing 3.0.80;
  • Reinicie o computador para concluir a instalação.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para modificar sua senha PIN (senha do usuário) é preciso estar com sua senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeSign > Administração do Token > Token > Alterar PIN. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por três (3) vezes consecutivas o cartão será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) é preciso estar com sua senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > SafeSign > Administração do Token > Token > Alterar PIN. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por três (3) vezes consecutivas o cartão será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar o seu PIN em caso de bloqueio do cartão. Em função disso, recomendamos que sua senha seja guardada em local seguro, pois sua perda inviabilizará o desbloqueio do cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Na aquisição do seu cartão, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.