Perguntas Frequentes

O certificado digital é a identidade eletrônica da pessoa física ou jurídica em ambiente virtual, documento eletrônico que identifica e gera a assinatura digital do seu titular.

Para saber sobre as aplicações do certificado clique aqui.

O e-CPF é o documento eletrônico de identificação da pessoa física. Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da Declaração do Imposto de Renda de PF (DIRPF), consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junto à Receita Federal, entre outros.

 

e-CPF também é indicado para/pode ser utilizado para:

  • e-Social – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas;
  • Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS;
  • DCTF Web – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais 'Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos'; (mudou de DCTF para DCTF Web, pois passou a substituir a GFIP);
  • DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde;
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;
  • Entre outros;

O e-CNPJ é o documento eletrônico de identificação da empresa. Com o Certificado Digital e-CNPJ é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da Declaração do Imposto de Renda (DIRF), acessos ao e-CAC, bem como a emissão de documentos fiscais e utilização do serviço Diploma Digital. Importante: O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa.

 

e-CNPJ também é indicado para:

  • e-Social – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas;
  • Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS;
  • NF-e - Nota Fiscal eletrônica;
  • DCTF Web – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais 'Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos'; (mudou de DCTF para DCTF Web, pois passou a substituir a GFIP);
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;
  • Entre outros;

O PJ NF-e é o Certificado Digital ICP-Brasil indicado para empresas que necessitam assinar digitalmente documentos fiscais eletrônicos, tais como notas fiscais e conhecimentos de transporte. Sua principal característica é a possibilidade de restringir seu uso apenas para a emissão destes documentos fiscais eletrônicos, inibindo acesso a qualquer outro sistema, como o da Receita Federal do Brasil, por exemplo. Para implementar esta restrição basta atribuir a responsabilidade pelo uso do certificado para pessoa distinta da indicada como representante legal da empresa perante a RFB.

O PJ NF-e é Indicado para:

Assinar digitalmente documentos fiscais eletrônicos, tais como notas fiscais e conhecimentos de transporte.

A senha de revogação é utilizada para revogar/cancelar o Certificado Digital pela internet, caso o mesmo tenha sido extraviado. Recomendamos que a senha possua de oito (8) a vinte (20) caracteres, sendo de uso exclusivo do titular do Certificado.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

É uma mídia utilizada para o armazenamento do Certificado Digital modelo A3. O token possui duas senhas, a senha PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador).

- Não formate a sua mídia (cartão smartcard ou token), pois isto acarreta a perda irrecuperável do Certificado Digital; VERIFICAR COM SUPORTE OUTROS CUIDADOS!

A senha PIN é solicitada sempre que o certificado for utilizado e a PUK é utilizada para desbloquear o token, as senhas são cadastradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará a utilização do token.

A senha PIN é utilizada para acessar e restringir o uso do Certificado Digital armazenado no token. No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que necessário.

IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por três (3) vezes consecutivas, o token será imediatamente bloqueado, para desbloqueio utilize a senha PUK.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção Suporte no menu;
  • Selecione Certificação Digital;
  • Realize o Download do Instalador de Mídias.

Para alterar a senha PIN (senha do usuário) verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o token conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por Administração de Token > Opção token > Alterar PIN.

Na aquisição do Certificado Digital, é entregue um manual onde consta as senhas anotadas e cadastradas pelo titular.

Para recuperar a senha PIN (senha do usuário) é necessário possuir a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o token conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por Administração de Token > Opção token > Desbloquear PIN.

Na aquisição do Certificado Digital, é entregue um manual onde consta as senhas anotadas e cadastradas pelo titular.

Se você também digitar a senha PUK incorretamente por três (3) vezes consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar a senha PIN (senha do usuário) em caso de bloqueio do token. Em função disso, recomendamos que a senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do token.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Para alterar a senha PUK (senha do administrador) verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o token conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por Administração de Token > Opção token > Alterar PUK.

Na aquisição do Certificado Digital, é entregue um manual onde consta as senhas anotadas e cadastradas pelo titular, verifique se não tem esse documento guardado. Caso não tenha mais a senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

É uma mídia utilizada para o armazenamento do Certificado Digital modelo A3. O cartão possui duas senhas, a senha PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador).

A senha PIN é solicitada sempre que o certificado for utilizado e a PUK é utilizada para desbloquear o token, as senhas são cadastradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabilizará a utilização do token.

A senha PIN é utilizada para acessar e restringir o uso do Certificado Digital armazenado no token. No momento da aquisição do Certificado Digital o titular altera esse PIN para uma senha de seu conhecimento exclusivo. Guarde a(s) sua(s) senha(s) em um lugar seguro e de fácil acesso para consultar sempre que necessário.

IMPORTANTE: Se você digitar a senha PIN incorretamente por três (3) vezes consecutivas, o cartão (smartcard) será imediatamente bloqueado, para desbloqueio utilize a senha PUK.

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

  • Acesse www.safeweb.com.br;
  • Selecione a opção Suporte no menu;
  • Selecione Certificação Digital;
  • Realize o Download do Instalador de Mídias;

Cartão AWP

Para alterar a senha PIN (senha do usuário) verifique se o software Oberthur/AWP está instalado no seu computador.

Com o cartão conectado clique no iniciar do Windows > Pesquise por AWP > Selecione o leitor > Selecione alterar PIN.

Cartão safesign

Para alterar a senha PIN (senha do usuário) verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o cartão conectado clique no iniciar do Windows > Pesquise por Adm > selecione Administração de Token > Clique em Token > Alterar PIN.

Cartão AWP

Para recuperar a senha PIN (senha do usuário) é necessário possuir a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o cartão conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por AWP > Abra o aplicativo AWP > Clique em Desbloquear PIN".

Cartão safesign

Para recuperar a senha PIN (senha do usuário) é necessário possuir a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o cartão conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por Administração de Token > Opção token > Desbloquear PIN.

A senha PUK (senha do administrador) é utilizada para resgatar a senha PIN (senha do usuário) em caso de bloqueio do cartão (smartcard). Em função disso, recomendamos que a senha seja guardada em local seguro, pois a perda inviabilizará o desbloqueio do cartão (smartcard). A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

Cartão Smartcard AWP

VERIFICAR COM SUPORTE

Cartão Smartcard Safesign

Para alterar a senha PUK (senha do administrador) verifique se o software Safesign está instalado no seu computador.

Com o token conectado, clique no iniciar do Windows > Pesquise por Administração de Token > Opção token > Alterar PUK.

Na aquisição do Certificado Digital, é entregue um manual onde consta as senhas anotadas e cadastradas pelo titular.

IMPORTANTE: Nunca clique em “Apagar Token”, essa opção apaga o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do Certificado Digital, é entregue um manual onde consta as senhas anotadas e cadastradas pelo titular, verifique se não tem esse documento guardado. Caso não tenha mais a senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão (smartcard).

A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.